04/04/2011

Governadora lamenta a morte do ex-governador Jackson Lago


 20h25 - 04/04 | Comunicação
A governadora Roseana Sarney divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-governador Jackson Lago, ocorrido nesta segunda-feira (4), em decorrência de complicações de um câncer na próstata.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

Recebi com muito pesar a notícia da morte do ex-governador e do ex-prefeito de São Luís, Jackson Kleper Lago.

Destacado político, Jackson Lago prestou relevantes serviços ao Estado. Foi um homem de grande coerência quando lutou pelas suas ideias.

Fomos adversários nas últimas eleições, mas nunca inimigos e por ele sempre tive um profundo respeito.

O Maranhão perdeu uma figura expressiva do seu mundo político que nos deixará um vazio.

Solidarizo-me com sua mulher, seus filhos e demais familiares, ao tempo em que decreto luto oficial de 3 dias pelo seu falecimento.

A ele e à sua memória prestaremos todas as reverências e o nosso maior respeito.



ROSEANA SARNEY

Governadora do Maranhão

Lançamento do Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA‏


Nesta segunda o Sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA foi disponibilizado no Portal do Software Público. O lançamento do GNUTECA, licenciado como software livre, ocorreu na segunda-feira passada, na sede da Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), na cidade de Porto Alegre, com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da Cooperativa Solis.

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.
Para quem esta cadastrado no Portal basta acessar a comunidade diretamente pelo endereço
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784
O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress). Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo.
O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet.

RESUMO do GNUTECA

01) Público-alvo e principais usuários: bibliotecários, órgãos do governo, gestores de escolas e faculdades, museus e escritórios de advocacia

02) Características Técnicas: Framework Miolo, Banco PostgreSQL, PHP, Apache, respeito ao MARC21, protocolo Z39.50, AACR2.

03) Principais funcionalidades: Atende múltiplas bibliotecas com base integrada, respeita 100% o MARC21, totalmente WEB.