11/05/2011

GOVERNADORA LANÇA PROGRAMA "MARANHÃO PROFISSIONAL"

Do Portal do Governo.



O Programa Integrado de Educação Profissional do Maranhão - Maranhão Profissional foi lançado nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, pela governadora Roseana Sarney com a participação de secretários estaduais, empresários, representantes da iniciativa privada, de instituições públicas e autoridades.


De acordo com a governadora, o programa visa qualificar a mão de obra local, para que os maranhenses possam ocupar os novos postos de trabalho que estão sendo criados. Ela ressaltou que a iniciativa é motivada com a forte parceria estabelecida entre o seu governo e as instituições de ensino público e as empresas que estão se instalando no Maranhão.


“O Maranhão Profissional consolida a minha decisão de possibilitar a todos os maranhenses os meios para que esses empregos sejam ocupados preferencialmente por nossa gente”. Ao todo, R$ 800 milhões serão investidos para financiar a educação profissionalizante nos próximos anos em todo o estado.


Na ocasião, a governadora assinou a Medida Provisória criando a coordenadoria executiva e instalando os Conselhos Consultivo e Deliberativo, formados por representantes estaduais, das instituições públicas e iniciativa privada, responsáveis pelo acompanhamento, definição das ações e fiscalização do programa.


Segundo o Pró-Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e coordenador do Projeto, Fernando Lima, o programa tem como objetivo levar capacitação profissional, técnica e tecnológica, além de graduação e pós-graduação aos maranhenses, para que eles tenham oportunidades de emprego.


O programa irá preparar mão de obra qualificada para atender a demanda dos grandes projetos a serem instalados e os já em andamento no estado, cujos investimentos estão estimados em mais de R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos. O Maranhão Profissional prevê ainda a capacitação profissional, a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do estado.


“A nossa responsabilidade é atrair investimentos, mas também criar condições para recebê-los, como garantir infraestrutura, principalmente mão-de-obra qualificada”, destacou o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo.



Investimentos


Entre os investimentos em andamento e a serem instalados no Maranhão estão os da OGX, que em 2010 descobriu grandes reservas de gás na Bacia do Parnaíba, em Capinzal do Norte, e aguarda licença para iniciar prospecção na bacia Pará-Maranhão, no litoral.


A Suzano inicia neste mês, a construção da fábrica de celulose em Imperatriz. A Votorantim começará a produzir cimento em São Luís a partir de outubro. A MPX implanta termelétricas em São Luís e no município de Santo Antônio dos Lopes. A Guza Nordeste conclui, ainda este ano, sua planta siderúrgica de Açailândia, e já começou a produzir cimento. A Notaro Alimentos implanta em Balsas projeto de produção de carne de frango, enquanto que a Schincariol duplica a fábrica de Caxias e a AmBev a sua planta de São Luís.




Fases

A implantação do Programa se dará em duas fases. A primeira será desenvolvida já neste ano e vai até 2014, envolvendo 20 municípios. Nesta etapa, os cursos contemplarão os níveis de educação inicial e continuada, técnica, além de programas voltados ao reforço escolar (aumento e melhoria da escolaridade formal). Estão incluídos na 1ª fase as cidades de São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Grajaú, Codó, Açailândia, São José de Ribamar, Bacabal, Timon, Pedreiras, Santa Inês, Paço do Lumiar, Pinheiro, Rosário, Bacabeira, Aldeias Altas, Santo Antônio dos Lopes, Godofredo Viana e Centro Novo do Maranhão.




Já a segunda fase compreende a expansão e consolidação do programa. O objetivo é atingir um total de 64 municípios. A 2ª etapa será desenvolvida no período de 2012 a 2014, e incluirá além dos níveis contemplados na Fase I, a educação tecnológica, educação superior e pós-graduação.


Onde se inscrever?




O site do Maranhao Profissional já esta disponível no endereço www.ma.gov.br/maranhaoprofissional. Quem não tiver acesso à internet, pode buscar atendimento nos espaços Viva Cidadão e nas Agências do Sine.


Fonte:Do Portal do Governo. e Blogger: http://blogdepedrolopes23.blogspot.com