14/08/2011

Projeto socioambiental do TJMA é discutido com representantes da sociedade civil

Projeto socioambiental do TJMA é discutido com representantes da sociedade civil 


Reunião discute projeto socioambiental do TJMA 
Cada sentença, uma árvore 



Representantes de organizações da sociedade civil participaram nesta segunda-feira, 8, de uma reunião com os juízes Douglas Martins e Márlon Reis, para estabelecer um cronograma de atividades do projeto socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) “Cada sentença, uma árvore”, que tem como objetivo promover a mobilização institucional e social necessária para incentivar o reflorestamento de áreas degradadas e reduzir o impacto ambiental, por meio de ações do judiciário maranhense e seus parceiros. 

A proposta busca promover o plantio de árvores em número proporcional à quantidade de sentenças prolatadas. Para articular e efetivar a parceria no âmbito Municipal, Estadual e Federal, o TJMA está realizando reuniões com representantes de organizações governamentais e não-governamentais, para o planejamento, implantação, execução e acompanhamento do projeto. 
Participaram do encontro desta segunda-feira, Ermeline Coelho, do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional; Auridenes Matos, da Rede de Gestão Ambiental do Maranhão-Regeama; Marcos Ribeiro, da Óros – organização de defesa do meio ambiente e Edna Rodrigues, da Associação de Solidariedade Libertadora de Codó. A participação de Márlon Reis, que é o idealizador do projeto, aconteceu por teleconferência. 

De acordo com Douglas Martins, essa foi a segunda reunião com membros da sociedade civil. “A iniciativa é boa e a nossa expectativa também”, opinou Ermelinda. 
Áreas degradadas - Neste segundo encontro, os participantes enumeraram algumas áreas degradadas que precisam com urgência serem revitalizadas, como o Sítio do Rangedor, Parque Estadual do Bacanga e Reserva do Itapiracó. A necessidade de envolvimento direto dos governos municipais e estaduais foi outro aspecto discutido. 

A próxima reunião está agendada para a manhã do dia 15 de agosto, no auditório do TJMA, com representantes da sociedade civil, iniciativa privada e órgãos municipais, estaduais e federais. 

Joelma Nascimento 
Assessoria de Comunicação do TJMA 
asscom@tjma.jus.br 
(98) 2106 9023 / 9024