25/11/2011

POSITIVANDO O IDH - Equipe do projeto visita Matões do Norte


POSITIVANDO O IDH - Equipe do projeto visita Matões do Norte


Ruas da sede do município




Ruas da sede do município

A equipe responsável pelo programa Ministério Público Positivando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) visitou na última quinta-feira, 25, o município de Matões do Norte, a 121km de São Luís. A visita foi uma ação de preparação para a terceira audiência pública do projeto, que acontecerá na próxima segunda-feira, 28, às 17h30, na praça de eventos da cidade.


Os promotores de Justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais do MPMA, e Thereza Muniz Ribeiro de La Iglesia, assessora da Escola Superior do Ministério Público, visitaram a prefeitura municipal, líderes sindicais e religiosos e presidentes de associações além de fazerem uma convocação na rádio comunitária Cultura FM, para que a população compareça à audiência.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Matões do Norte é um dos 32 municípios maranhenses que estão com o IDH abaixo da média nacional (0,495). O município foi criado em 1994, quando junto a outros 80 povoados, foi transformado em município pela Assembléia Legislativa. Sua área foi desmembrada dos municípios de Cantanhede e São Mateus do Maranhão.

O MUNICÍPIO - Matões do Norte possui uma população de 13.794 habitantes, distribuídos em 794, 647 km². Segundo informações da prefeitura, 33% da população vive na zona urbana, que ainda não possui água encanada e rede de esgoto.

A rede de ensino possui duas escolas, que oferecem ensino fundamental e médio, além de uma creche municipal. Há transporte escolar para a população rural e a merenda escolar conta com alimentos fornecidos pela agricultura familiar local, como o mesocarpo do babaçu. Na última medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2009, a educação em Matões do Norte alcançou nota 3,7.

Em relação a saúde, o município oferece serviços de atenção básica. De acordo com a Prefeitura, os casos mais complexos são encaminhados diretamente para São Luís (alta complexidade), apesar de existir atendimento de média complexidade em Pirapemas, município próximo.

As bases da economia são a agricultura e a pesca, apesar de não existir um rio que corte o município: os pescadores realizam suas atividades no Rio Itapecuru, que passa em Cantanhede (MA), e no Rio Mearim, que corta o povoado de Boqueirão, entre outras comunidades.

Matões do Norte não possui rodoviária, mas a cidade é atendida por ônibus interestaduais que seguem para outras cidades, como Teresina e São Luís. A estrada que liga o município à capital encontra-se em bom estado de conservação.



Créditos: Virgínia Diniz


Redação: CCOM-MPMA

O Governo do Estado do Maranhão convoca professores da rede estadual


Notícias
CO M U N I C A D O
O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Superintendência de Administração de Recursos Humanos (SRH), convoca os professores da rede estadual nomeados pelo Governo do Estado, no Diário Oficial Nº 223 de 21 de dezembro de 2011, para comparecerem na SRH com a finalidade de tomar posse a partir desta segunda-feira (28), na Avenida Getulio Vargas 1.908, no bairro do Monte Castelo, das 13h00 às 19 horas. 


Os interessados deverão estar munidos de documento de identidade e uma foto 3x4.


Data25/11/2011
FonteAscom/Seduc