28/12/2011

Para manter o filho com apneia vivo, mãe faz cócegas no bebê toda noite

Para a maioria das mães, fazer cócegas no bebê é uma forma de diversão. Para a britânica Sanchia Norris, no entanto, é a única maneira de manter seu filho Bem, de 1 ano, vivo. Ele sofre de apneia e para de respirar várias vezes durante a noite – dar risada é uma “tática” para fazê-lo voltar. A história foi relatada no jornal “Daily Mail”.

Página do jornal britânico "Daily Mail" mostra a mãe fazendo cócegas no bebê
Miss Norris, de 41, é avisada por um alarme toda vez que a respiração do filho é interrompida. Então ela corre para o quarto do bebê e faz cócegas na sola dos pés, embaixo do queixo ou no estômago da criança – o suficiente para que ele volte a respirar.


Segundo a mãe contou a jornal, uma vez o bebê parou de respirar 23 vezes em uma única madrugada.


A apneia é frequente em bebês prematuros como Benn, que nasceu com apenas 24 semanas e cerca de 0,5 kg. O problema acontece porque os músculos e o sistema nervoso ainda não estão completamente desenvolvidos no momento do nascimento. A criança pode ficar 20 segundos ou mais sem respirar enquanto dorme.


Quando o filho de Miss Norris nasceu, na maternidade do Hospital Addenbrooke, os médicos disseram que era bastante improvável que ele sobrevivesse. Mas, contrariando todas as expectativas, ele foi para casa após 18 semanas de internação.


Agora sua mãe coordena uma campanha de arrecadação de fundos para a unidade onde Benn nasceu.



Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

referencia:http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/12/28/para-manter-o-filho-com-apneia-vivo-mae-faz-cocegas-no-bebe-toda-noite.jhtm