15/02/2012

Abertas inscrições para o curso Tecnologias da Educação


Informações do site Governo do Estado do Maranhão
 Curso Tecnologias da Educação

Inscrições abertas até o dia 27 deste mês, para o curso de "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs", e podem ser realizadas através do endereço eletrônico siaep.educacao.ma.gov.br/inscricao.
Poderão participar professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares do sistema estadual de ensino com conhecimento básico em informática e internet.
O curso será de 100 horas de duração, com início em março e término em junho. As atividades serão desenvolvidas através do sistema online (80h) e em encontros presenciais (20h - um em cada mês com duração de 4 horas). 

O curso é uma realização da secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Tecnologias Educacionais, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

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Informações do Curso

 

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APREDENDO COM AS TIC

O curso realiza um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo acerca do uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o ensino e aprendizagem.
Objetivos
    - Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem m suas escolas;
    - Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem afetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
    - Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Público alvo:
    Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares do sistema público de ensino estadual.
Duração do curso:
    Início: Março/2012.
    Período: 4 meses.
    Carga horária: 100 horas.
    Atividades Online: 80h.
    Encontros Presenciais: 20h ( um em cada mês com duração de 4 horas).
Requisitos para efetivação de inscrição:
    - Ser professor efetivo da rede estadual de ensino;
    - Possuir conhecimento básico em informática, de internet e possuir um email pessoal.
    - Ter acesso a internet.
    - Exercer as atividades docentes nos municípios: Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Presidente Vargas, Barra do Corda, Balsas, Codó, Viana, Cajari, Vitória do Mearim, Zé Doca, São João dos Patos, Paraibano, Bacabal, Lago do Junco, Caxias, Aldeias Altas, Pedreiras, Pinheiro, São Bento, Peri-Mirim, Palmeirândia, Presidente Dutra, Santa Filomena, Graça Aranha, Gov. Eugênio Barros, Tuntum, Imperatriz, Cidelândia, Davinópolis, Senador La Roque, Gov. Edison Lobão, João Lisboa, Timon, Rosário, Chapadinha, Santa Inês, Pindaré, Igarapé do Meio, Bela Vista, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Açailândia.