02/07/2012

Projeto Sesi Indústria do Conhecimento chega a Arari e Matões do Norte

Com as duas novas unidades, o projeto do Sesi já está em sete municípios maranhenses e ainda estão previstas inaugurações de mais quatro unidades para este ano
ASCOM/FIEMA

Matões do Norte - O Serviço Social da Indústria (Sesi) inaugurou na quarta-feira (27) duas unidades do projeto Sesi Indústria do Conhecimento – uma em Arari e outra em Matões do Norte. Tratam-se de centros multimeios com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores com acesso à Internet destinados a dar acesso à informação a jovens e adultos.
O conselheiro do Sesi, Celso Gonçalo, que representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves nas duas solenidades, afirmou que a difusão do projeto Sesi Indústria do Conhecimento servirá para disseminar a informação no estado.
“O projeto é inspirado no sonho de dar acesso à informação, e para isso estamos construindo diversas unidades pelo estado. Hoje inauguramos mais duas e chegamos a oito unidades e fazemos isso porque nós, industriais, acreditamos na difusão do conhecimento, seja por meio dos livros ou da internet, para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou o conselheiro do Sesi.
Com as duas novas unidades do Sesi Indústria do Conhecimento, o projeto está presente agora em Santa Rita, Raposa, Balsas, Açailândia e São Luís, sendo que na capital funcionam duas unidades – uma no Tibiri e outra na área Itaqui Bacanga. No sábado, dia 30 de junho, será inaugurada mais uma unidade, dessa vez em Codó, e ainda estão previstas entregas de unidades em Imperatriz, Caxias e Rosário.
As unidades Sesi Indústria do Conhecimento são implantadas pelo Sesi com a colaboração de uma parceria local, que se responsabiliza pela cessão do terreno, manutenção das instalações físicas e despesas com os profissionais que irão desenvolver as atividades no âmbito de cada unidade. O Sesi, por sua vez, entrega cada módulo construído, equipado com móveis, computadores, acervo físico e online, além de coordenar as atividades pedagógicas a serem disponibilizadas aos usuários das unidades.
Inaugurações
A inauguração da unidade em Arari aconteceu pela manhã e o prédio recebeu o nome do escritor, industrial e advogado José de Ribamar Fernandes. A solenidade foi um dos eventos da festa de 148 anos de emancipação política do município.
“Só temos a elogiar este projeto pelo seu alcance social, educacional e cultural. Os livros, cd’s e dvd’s do acervo, bem como os computadores, são um ganho enorme para Arari. Temos que agradecer ao presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, por trazer a indústria do conhecimento para nossa cidade”, afirmou o prefeito da cidade, Leão Santos.
Ele disse ainda que ficou orgulhoso com a homenagem. “Arari é minha terra e esta unidade do Sesi Indústria do Conhecimento será um fator fundamental para consolidar o sonho de desenvolvimento da cidade e dará mais qualidade à educação do povo de Arari”, afirmou Fernandes.
A tarde, foi entregue a unidade Sesi Indústria do Conhecimento de Matões do Norte, que recebeu o nome da professora Edirene Sampaio Dutra, que era diretora da principal escola da cidade quando morreu em 2003.
Para Vania Pimentel, secretária de Educação de Matões do Norte, que na inauguração representou o prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira, o projeto do Sesi será um importante instrumento de educação para a cidade. 
“Tudo o que vem para construir conhecimento é bem vindo e esta iniciativa é de suma importância para a educação, porque além de servir par atender mais de 600 pessoas regularmente, tem despertado a curiosidade dos moradores dos mais de 50 povoados”, disse Vânia Pimentel. “A procura tem sido tanta que estamos organizando visitas regulares dos alunos das escolas destes povoados à unidade”, completou.