04/08/2012

Software Livre, em busca de uma sociedade melhor!




Software Livre. Já ouviu falar? Não? Esse é um termo que tem ganhado notoriedade há algum tempo no meio da informática. Nada mais é que um Software que tem seu código fonte aberto, com isso é possível fazer alterações e adaptar determinado programa às suas necessidades. Além disso, você tem o direito de distribuir de forma gratuita ou paga o “novo” programa que produziu.  A ideia tem sido adotada por grandes empresas, instituições governamentais, escolas, etc.

Juntamente com essa crescente onda de utilização de softwares abertos tem surgido movimentos que lutam pela causa (alguns até radicais). Acaba sendo estes movimentos a razão do software livre ser tão popular. O mais interessante disso tudo é a liberdade que os usuários têm de adaptar, modificar, melhorar, ou até mesmo piorar um software.

Podemos dizer que o mundo pode ser muito melhor com o software livre, pois ele possibilita que mais informação e conhecimento sejam distribuídos, fomentando assim a construção de programas de computador muito melhores do que eles realmente são hoje. Quer um exemplo? Imagina só como o Windows seria melhor se todos os desenvolvedores e programadores trabalhassem nele para melhorá-lo? Poderíamos ter programas que se adequam às nossas necessidades.

Com os programas abertos uma gama de funções para os computadores poderiam ser descobertas e o mundo estaria sempre em constante e rápida evolução, pois existem muitas pessoas inteligentes no mundo que, por muitas vezes, não estão conseguindo fazer a diferença na tecnologia por falta de oportunidade, e o software livre tem tudo para despertar tais talentos.

O software livre criou no meio digital uma nova forma de interação: une pessoas de todas as partes do mundo, e através disso tem quebrado barreiras culturais, sociais e tecnológicas existentes. Ele, acima de tudo, deve ser visto sobre a óptica social, levando em conta o grande poder de inclusão digital que tem. Sinceramente, software livre assume verdadeiramente uma das maiores responsabilidades da tecnologia: levar conhecimento e abrir horizontes.

Quer saber muito mais sobre Software Livre? Então temos um convite a lhe fazer. O Instituto Federal do Espírito Santo Campus Colatina sediará o III Fórum da Revista Espírito Livre. Um evento que contará com palestrantes de vários lugares do Brasil para tratar sobre este e outros assuntos ligados a cultura digital. As inscrições já estão abertas e, o melhor de tudo, é grátis! Além das palestras, você também pode participar de minicursos e aproveitar a oportunidade para exibir suas produções científicas ou pôsteres relacionados a área. Venha participar conosco! O A Crítica Jovem estará lá fazendo a cobertura completa do evento. Nós e os demais organizadores aguardamos ansiosos a sua presença. Mais informações e inscrições se encontram no site do evento:http://revista.espiritolivre.org/iiiforumrel/