15/11/2012

SIMEC liberado no Portal do Software Público‏


O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), agora está disponibilizado para toda a sociedade brasileira. O sistema fornece a gestão integrada de funções administrativas, como a programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas. A cerimônia de adesão do sistema foi realizada durante o Fórum Sulamericano de Líderes de Tecnologia da Informação de Governo, organizado na cidade de Brasília.
 
 
A entrada do Simec no portal gerenciado pelo Ministério do Planejamento é uma demanda da administração pública federal. O sistema é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec, por exemplo, que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas (PAR) em suas cidades. O sistema possui 50 módulos e tem 4 milhões de acessos diários. 
 
 
O SIMEC pode ser acessado diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=3485513
 
 
Merched de Oliveira, diretor de Tecnologia da Informação do MEC, relata que mais de 50 órgãos públicos usam o Simec, sendo dez do executivo federal. Merched de Oliveira reforça que toda a política educacional do governo federal passa pelo Simec. Para o diretor, o SPB é um grande repositório de melhores práticas de TI do governo federal e o MEC agora dá a sua contribuição.
 
 
Incentivar o uso do Simec pelos municípios brasileiros para evoluir na governança da educação brasileira. Esta foi a proposta do secretário de logística e tecnologia da informação do  Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza, feita durante a adesão oficial do sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação ao Portal do Software Público (SPB). Para Souza, o Simec é uma solução exemplar de gestão de política pública, capaz de propiciar uma governança de vários processos, como o gerenciamento de obras. “Se nós conseguirmos que esta solução passe a ser utilizada pelos municípios brasileiros, sem dúvida será uma grande evolução para a governança da educação no Brasil”, complementa.
 
 
Notícias do Portal:
 
 
VI Prêmio Ação Coletiva Recebe Contribuições no mês de novembro
 
http://www.softwarepublico.gov.br/news-item295
 
 
 
Municípios poderão contratar serviços de TI baseados em softwares públicos
 
http://www.softwarepublico.gov.br/news-item297


>>>>>
De admin@soft​warepublico​.gov.br

Para denilson-jah@hotmail.com