07/08/2013

Maranhão é o único estado sem vagas no Sisutec 2013, por que essa discriminação?

 Matéria retirada do site castrodigital.com.br


O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Mas para quem mora no Maranhão, uma grande decepção, pois ao fazer uma consulta por cursos e vagas no sistema, o Maranhão é o único estado do Brasil em que não há a oferta de nenhuma mísera vaga no seletivo do Sisutec 2013.


Mas por que não há vagas no Sisutec 2013 para o Maranhão? O Ministério da Educação (MEC) esqueceu deste estado, ou trata-se simplesmente de uma falta de respeito para com os estudantes desta unidade da federação? O Portal Castro Digital entrou em contato com o MEC para saber as respostas destas perguntas.

O MEC respondeu de forma vaga e imprecisa: "O Sisutec funciona a partir da adesão das instituições. Haverá duas edições por ano. Quem não entrou nesta seleção, poderá aderir nas próximas." (atualizada às 18hs de 06/agosto). Ou seja, para os maranhenses, só resta mesmo esperar as próximas edições do Sisutec.

O Maranhão, assim como os outros estados, também precisa da oferta desses cursos técnicos, pois há um grande número de pessoas necessitando de qualificação profissional. Deixar de ofertar vagas para o Maranhão é contribuir para o atraso na educação deste estado.

O Sisutec tem o objetivo de oferecer cursos técnico de nível médio. Nesta primeira edição de 2013, está oferecendo 239.792 vagas gratuitas em diversos cursos técnicos distribuídos no Distrito Federal e 25 estados. Parte das vagas será destinada para o sistema de cotas de alunos da rede pública, bolsistas de escolas particulares, negros, pardos e índios. Pode participar do Sisutec 2013 quem já tenha concluído o ensino médio e feito a prova do ENEM 2012.

Fonte: http://www.castrodigital.com.br/2013/08/maranhao-unico-estado-sem-vagas-sisutec-2013.html