21/10/2011

Reunião com Ministro e alinhamento com a SDT

Reunião com Ministro e alinhamento com a SDT

21/10/2011 12:00

A gestão do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, dará mais destaque à inclusão digital das comunidades familiares rurais, quilombolas, indígenas, ribeirinhas e das assentadas e assentados da reforma agrária. O convite da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), sob a gestão do Secretário Jerônimo Rodrigues Souza, para a integração do projeto Territórios Digitais para o escopo desta Secretaria é a primeira medida a ser tomada.

A estratégia da SDT para o Territórios Digitais visa à maior capilaridade de ação, estreitando a relação dos articuladores estaduais e territoriais com a equipe do projeto.



Em setembro último, reuniram-se no gabinete do Ministro Afonso Florence os senhores Joaquim Soriano, Diretor Geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), o senhor Jerônimo Rodrigues Souza, Secretário da SDT, o senhor Guilherme Abrahão, Diretor Executivo do NEAD, e a senhora Rossana Moura, representando o Territórios Digitais. A pauta da reunião centrou-se na dinamização do projeto, em que se desenhou sua transição do NEAD para a SDT, como também a atuação deste projeto em territórios prioritários do Programa Brasil Sem Miséria.

O senhor Ministro decidiu aprimorar o diálogo com o Ministério das Comunicações, órgão parceiro mais significativo do Territórios Digitais. Rossana Moura lembrou que o principal gargalo hoje para efetivar a inclusão digital no meio rural refere-se à conexão.



As preparações para a incorporação do projeto na política da SDT já se iniciaram. As estratégias estão sendo articuladas para privilegiar as ações de inclusão digital do Ministério sob foco territorial. O objetivo é qualificar o trabalho em rede da SDT, massificando o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) pelas comunidades rurais.

Por sua vez, reconhecendo o trabalho em rede da SDT, o Territórios Digitais prevê um melhor desenvolvimento de suas ações - baseadas na apropriação das tecnologias disponíveis para os movimentos do campo e na gestão comunitária das Casas Digitais -, resumidas nas palavras-chave: COMPUTADOR + CONEXÃO + CAPACITAÇÃO.