14/12/2012

ENCONTRO PRESENCIAL DE MONITORES DO POLO NORDESTE SETENTRIONAL 



O Encontro presencial de monitores do Polo Nordeste Setentrional sinaliza mais um marco da linha histórica do Programa Nacional para Inclusão Digital – Telecentros.BR.

A experiência de aprendizagem a distância compartilhada na Rede traz uma outra dimensão de construção sob diversas metodologias que refletem diferentes paradigmas do que seria um processo de aprendizagem. A proposta é garantir um Encontro Presencial que possa proporcionar uma aproximação dos atores da formação ( monitores, comunidade, tutores, supervisores) e despertar questionamentos sobre a mobilização social que o Programa propõe: utilização das tecnologias da informação e comunicação para promover ações na comunidade onde os telecentros estão inseridos.

Os monitores estão vivenciando um processo de construção de diversas formas: do conhecimento, de sua identidade, da sua atuação na sua comunidade, entre outros. O Encontro Presencial será a passagem para uma fase de aprofundamento e compartilhamento de tudo que vem sendo proposto durante a formação, buscando garantir o sentimento de pertencimento, bem como o engajamento dos telecentristas na construção de uma efetiva comunidade de práxis.

Contemplando os princípios e diretrizes comuns da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital nas Comunidades os Encontros Presenciais se destinam ao acolhimento dos monitores em uma ação que envolverá a escuta sensível e a troca permanente de experiências considerando os seus diferentes níveis com o propósito de garantir uma aprendizagem compartilhada.


Fonte: http://encontronesetentrional.blogspot.com.br/p/blog-page.html
__________

Aproveitando a oportunidade,  divulgar aqui o projeto que elaborei como atividade do Curso de Formação de monitores. Assim, Também estarei presente no evento, que com certeza será muito proveitoso.

Segue abaixo o Link do Projeto: 

link 1 http://mattunort.blogspot.com.br/2012/11/projeto-telecentros-comunitario-matoes.html

link 2 https://docs.google.com/file/d/0B4Mng0Yvso5eUVhUQWN0TUxCWEU/edit




PROGRAMAÇÃO DO EVENTO



Cientistas criam neurônios a partir da urina

Neurônios funcionaram corretamente e sem desenvolver tumores quando inseridos em ratos.



(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

A urina já foi empregada em pesquisas como forma de gerar água potável ou mesmo energia. Além disso, em algumas culturas ela ainda é utilizada como um dos principais ingredientes de pratos bastante exóticos. Mas, se depender de alguns pesquisadores do Instituto de Biomedicina e Saúde Guangzhou, na China, esse líquido expelido pelo corpo humano pode ter um uso surpreendente para a ciência: criar células cerebrais.

De acordo com um estudo publicado este mês na revista Nature Methods, cientistas chineses conseguiram pegar células epiteliais da urina e transformá-las em células-tronco pluripotentes — que podem ser induzidas a se tornar qualquer tipo de tecido humano.

Não bastasse a descoberta ser um tanto “inusitada”, os pesquisadores ainda afirmam que todo o processo levou apenas 12 dias — metade do tempo que normalmente é necessário para a criação de células-tronco a partir de biópsias de tecidos ou amostras de sangue.

Trata-se de um grande passo para a medicina regenerativa, especialmente pelos cientistas ainda alegarem que foram capazes de cultivar e criar neurônios estáveis em pleno funcionamento dentro de quatro semanas. Para testá-los, os pesquisadores ainda colocaram os neurônios em cérebros de ratos. Por fim, as novas células se comportaram da maneira que os cientistas esperavam e não ocasionaram tumores.

Fonte: Nature Methods, Gizmodo



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/33872-cientistas-criam-neuronios-a-partir-da-urina.htm#ixzz2F1zMqGq7