25/11/2011

POSITIVANDO O IDH - Equipe do projeto visita Matões do Norte


POSITIVANDO O IDH - Equipe do projeto visita Matões do Norte


Ruas da sede do município




Ruas da sede do município

A equipe responsável pelo programa Ministério Público Positivando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) visitou na última quinta-feira, 25, o município de Matões do Norte, a 121km de São Luís. A visita foi uma ação de preparação para a terceira audiência pública do projeto, que acontecerá na próxima segunda-feira, 28, às 17h30, na praça de eventos da cidade.


Os promotores de Justiça, Marco Aurélio Ramos Fonseca, diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais do MPMA, e Thereza Muniz Ribeiro de La Iglesia, assessora da Escola Superior do Ministério Público, visitaram a prefeitura municipal, líderes sindicais e religiosos e presidentes de associações além de fazerem uma convocação na rádio comunitária Cultura FM, para que a população compareça à audiência.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Matões do Norte é um dos 32 municípios maranhenses que estão com o IDH abaixo da média nacional (0,495). O município foi criado em 1994, quando junto a outros 80 povoados, foi transformado em município pela Assembléia Legislativa. Sua área foi desmembrada dos municípios de Cantanhede e São Mateus do Maranhão.

O MUNICÍPIO - Matões do Norte possui uma população de 13.794 habitantes, distribuídos em 794, 647 km². Segundo informações da prefeitura, 33% da população vive na zona urbana, que ainda não possui água encanada e rede de esgoto.

A rede de ensino possui duas escolas, que oferecem ensino fundamental e médio, além de uma creche municipal. Há transporte escolar para a população rural e a merenda escolar conta com alimentos fornecidos pela agricultura familiar local, como o mesocarpo do babaçu. Na última medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2009, a educação em Matões do Norte alcançou nota 3,7.

Em relação a saúde, o município oferece serviços de atenção básica. De acordo com a Prefeitura, os casos mais complexos são encaminhados diretamente para São Luís (alta complexidade), apesar de existir atendimento de média complexidade em Pirapemas, município próximo.

As bases da economia são a agricultura e a pesca, apesar de não existir um rio que corte o município: os pescadores realizam suas atividades no Rio Itapecuru, que passa em Cantanhede (MA), e no Rio Mearim, que corta o povoado de Boqueirão, entre outras comunidades.

Matões do Norte não possui rodoviária, mas a cidade é atendida por ônibus interestaduais que seguem para outras cidades, como Teresina e São Luís. A estrada que liga o município à capital encontra-se em bom estado de conservação.



Créditos: Virgínia Diniz


Redação: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário