29/02/2012

Cuidado: suas fotos e vídeos podem estar nas mãos de terceiros

Você habilita geolocalização no iOS? Cuidado: suas fotos e vídeos podem estar nas mãos de terceiros
Aplicativos que pedem autorização para compartilhar local em que foto foi tirada permitem que desenvolvedores acessem dados do usuário



Ao autorizar o compartilhamento de localização no iPhone, o album de fotos do usuário pode ser armazenado e acessado por desenvolvedores, assim como a lista de endereços, segundo o New York Times.

Antes de um aplicativo usar a localização do usuário, uma mensagem aparece na tela pedindo autorização para compartilhar a informação. Segundo desenvolvedores de apps, ao aceitar esse aviso, o usuário também tem o álbum de fotos liberado.

O recurso foi incluído no iOS 4 para permitir que aplicativos usassem informações do lugar no qual as fotos foram tiradas. O problema é que, além de coletar dados da localização onde a câmera foi usada, o recurso também permite acesso a todo o álbum de fotos.

"O histórico de localização, assim como as fotos e videos, podem ser enviados para um servidor. Assim que os dados estão fora do dispositivo iOS, a Apple não tem mais controle algum sobre o uso deles", disse Dedic E. Chen, co-fundador da desenvolvedora de apps Curio.

A Apple não considera a questão como uma falha do sistema, e não há informações de aplicativos que tenham usado esses dados de maneira maliciosa, mas o fato é preocupante para usuários que não desejam que suas fotos sejam copiadas para servidores desconhecidos.

David Jacobs, do Electronic Privacy Information Center, alertou para alguns dos usos maliciosos que podem ser feitos com as fotos dos usuários. "Vimos casos de celebridades e famosos que tiveram fotos vazadas no passado. Há um motivo para pensar que, se for fácil fazer isso, mais pessoas farão", disse. "A Apple e os desenvolvedores deveriam informar os usuários do que eles estão autorizando", finaliza.

Fonte: Olhar Digital  postado em 29 de Fevereiro de 2012 | 17:12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário